Oração conjugal
Desde que passamos a viver com mais fidelidade o Ponto Concreto de Esforço da oração conjugal, nossa vida de casal ganhou um novo sentido. No começo, parecia um desafio encontrar o melhor momento do dia, superar o cansaço ou até mesmo vencer a timidez de rezar juntos. Mas, pouco a pouco, fomos percebendo que a oração conjugal não é apenas um compromisso, e sim um encontro profundo com Deus, a três: eu, meu cônjuge e o Senhor.
Na oração, aprendemos a colocar diante de Deus nossas alegrias, preocupações, filhos, trabalhos e sonhos. Ao ouvir a prece um do outro, fomos descobrindo também o coração do nosso esposo/esposa: o que mais lhe preocupa, o que deseja, o que agradece. Isso foi criando entre nós uma intimidade espiritual que fortalece o diálogo, aumenta a confiança e renova o amor.
Muitas vezes não encontramos palavras bonitas, mas entendemos que o essencial é abrir o coração diante de Deus juntos. Quando rezamos, sentimos que o Senhor está no centro da nossa família e que, mesmo em meio às dificuldades, não caminhamos sozinhos.
A oração conjugal se tornou, para nós, fonte de unidade, de paz e de esperança. Hoje compreendemos que ela não é um peso, mas um presente de Deus para nós.