História ENS Guadalupe

ENS GUADALUPE


 Há muito tempo se falava em montar uma Equipe de Nossa Senhora em Mauá.  Após contato do Casal Expansão Miriam e Vladimir com o Pe. José Ailton, que prontamente aceitou a missão de Sacerdote Conselheiro Espiritual, deu-se início a escolha dos casais.
 A primeira reunião desta equipe ocorreu no mês de maio de 2008 na paróquia São José, onde o Pe. José Ailton era pároco. Nesta primeira reunião estavam presentes dois casais que fariam parte da equipe: Cláudio e Marlene, Reginaldo e Simone. Estes foram recebidos por outros casais integrantes da ENS: Miriam e Vladimir (Casal Expansão) e Ruy e Benita (Casal Responsável de Setor), que deram as primeiras explicações sobre o Movimento das ENS.
 Na segunda reunião na paróquia, além das pessoas mencionadas acima, estava presente o casal Vania e Nivaldo que faria a Pilotagem da nova equipe, e outros casais que não puderam participar da primeira reunião: Cida e Norival, Maria e Cícero, Lucimar e Ailton, Vânia e Ronaldo.  Neste dia foi marcada a primeira Reunião Mensal para o mês de junho e o casal anfitrião escolhido foi Simone e Reginaldo.

Chegado o dia da Reunião, todos estavam presentes: os seis casais, o Casal Piloto e o SCE Pe. José Ailton.  A reunião foi surpreendente: no momento da coparticipação já houve uma abertura muito grande por parte dos casais.  O questionamento por parte do CP foi:  o que vocês esperam do Movimento das ENS?  E os casais relataram algumas intimidades, formando um clima de cumplicidade e respeito, despojando-se e abrindo-se ao Movimento.
 Passadas algumas semanas, o Setor enviou ao CP mais três casais para serem pilotados e engajados nesta Pilotagem.  Houve uma nova reunião na Igreja com o SCE Pe. José Ailton, o CP Vania e Nivaldo, o CE Miriam e Vladimir e os três novos casais:  Kátia e Fabio, Thaís e Alexandre, Denise e Keller. Neste encontro ficou decidido que eles fariam uma preparação para participar da Pilotagem.  

Até o presente momento a Pilotagem estava composta pelos seis casais, que continuaram a participar das Reuniões Mensais de julho e agosto.  Porém, nesta última, já foram informados que estariam recebendo mais três casais para os acompanharem na próxima reunião.
 Paralelamente a isso, os três novos casais se reuniram, juntamente com o CP, e na quarta reunião já estavam aptos para acompanhar a Pilotagem.
 No mês de setembro aconteceu a tão esperada quarta Reunião Mensal – a Pilotagem passa a contar com nove casais.  Houve uma preocupação por parte do CP e do SCE com relação à acolhida destes novos casais, porém todos se deram muito bem.  Os novos casais foram bem acolhidos pelos casais antigos e ali se completava a primeira Pilotagem de Mauá.

A quinta e sexta reuniões transcorreram num clima de muita harmonia e comprometimento por parte dos casais.  Na sétima reunião houve a votação para escolha do nome da equipe.  Alguns casais mencionaram suas preferências e devoções – foi colocado em votação e houve um empate entre Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora de Guadalupe.  Como já existe uma equipe de jovens EJNS com o título de Guadalupe, deixou-se em aberto para pesquisar no Setor.  Este informou se tratar de outra denominação, portanto não teria problema.  O resultado final se deu através do SCE Pe. José Ailton:  ENS GUADALUPE – a primeira equipe de Mauá.

Ao termino da pilotagem dois casais saíram da equipe, no ano seguinte outro casal deixou a equipe.  Após mais um ano de equipe outro casal saiu, e no ano seguinte mais um.  No ano de 2012 a equipe ficou com quatro casais apenas, enquanto nosso setor pilotava novos casais. Em 2013 entrou na equipe o casal Katia e Nilton e ficamos 2013 e 2014 com cinco casais, no ano de 2015 recebemos mais um casal abençoado Adriana e Eduardo.

Somos uma equipe unida e comprometida com nosso caminhar no Movimento das ENS!