Carta Encíclica - Fratelli Tutti (Capítulo V - A POLÍTICA, UMA DAS FORMAS MAIS PRECIOSAS DA CARIDADE)

Neste capítulo V da Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos chama à prática de uma POLÍTICA MELHOR, convocando os políticos ao serviço do BEM COMUM para hoje e para o futuro, aplicando-se com FÉ CRISTÃ, para atingir todo o povo, e não apenas uma parcela da população, respeitando a sua cultura, buscando eliminar as desigualdades, garantindo trabalho, alimento e moradia para todos, buscando eliminar a exploração do homem pelo homem, empregando com grande empenho pessoal a CARIDADE e a TERNURA e nos convocando a nós católicos para participarmos ativamente da política. A seguir selecionamos algumas partes deste capítulo.

Para possibilitar o desenvolvimento de uma comunidade mundial capaz de realizar a FRATERNIDADE a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a POLÍTICA MELHOR, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum. A superação da desigualdade requer que se desenvolva a economia, fazendo frutificar as potencialidades de cada região. Ajudar os pobres com o dinheiro deve sempre ser um remédio provisório para enfrentar emergências. O verdadeiro objetivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho. 

A caridade implica um caminho eficaz de transformação da história que exige incorporar tudo: instituições, direito, técnica, experiência, contribuições profissionais, análise científica, procedimentos administrativos. 

Se voltarmos ao caso do bom samaritano, vemos que até ele precisou da existência duma estalagem que lhe permitisse resolver o que não estava em condições de garantir sozinho. Devemos voltar a pôr a dignidade humana no centro e sobre este pilar devem ser construídas as estruturas sociais alternativas tais que incluam os movimentos populares e animem as estruturas de governo locais, nacionais e internacionais, princípio da subsidiariedade, garante a participação e a ação das comunidades e organizações de nível menor, que integram de modo complementar a ação do Estado.

Muitos possuem uma má noção da política. Não se pode ignorar que esta noção é trazida pelos erros, pela corrupção e pela ineficiência de alguns políticos. 

Reconhecer todo o ser humano como um irmão ou uma irmã e procurar uma amizade social que integre a todos. A caridade pode construir um mundo novo A caridade precisa da luz da verdade, e esta luz é à luz da razão e a da fé, que é Jesus.

As maiores preocupações de um político não deveriam ser as causadas por uma descida nas sondagens, mas por não encontrar uma solução eficaz para o fenômeno da exclusão. Um bom político dá o primeiro passo para que se ouçam as diferentes vozes. Na política, há lugar também para amar com ternura. No amor, que se torna próximo e concreto. No meio da atividade política, os mais pequeninos, frágeis e pobres devem enternecer-nos. Por outro lado, é grande nobreza ser capaz de desencadear processos cujos frutos serão colhidos por outros, com a esperança colocada na força secreta do bem que se semeia. Passados alguns anos, ao refletir sobre o próprio passado, as perguntas serão:

Quanto amor coloquei no meu trabalho? Que laços reais construí? Que produzi no lugar que me foi confiado?

ENS ESPERANÇA