Um “bocadinho” de Dona Nancy Moncau: Artigo da Carta Mensal 558 março/abril de 2024

 

    Aproveitando o link que o casal Mirna e Sildson (CR Carta Mensal) colocou na carta, nossa equipe saiu das páginas da carta mensal, navegou pelos vídeos e trouxe aqui um pouquinho deste exemplo a ser seguido: Dona Nancy.

    Muitos casais podem ainda não a conhecer, mas acreditem, é uma dádiva poder "ouvi-la". Uma mulher comum, com inspiração divina.

    Venham conosco neste texto para também se apaixonar por esta senhorinha inspiradora.

    Dona Nancy nasceu em março de 1909, casou-se com Pedro Moncau, tiveram seis filhos. Um lindo exemplo de vida conjugal a todos nós, casais equipistas. Guiados pelo Espírito Santo, trouxeram em 1950 para o Brasil esta joia que temos hoje: o Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

    "Para pilotar no movimento não basta apenas estar disponível e ser equipista, é preciso muito mais, é preciso conhecê-lo profundamente, suas razões e raízes" (Dona Nancy).

    E quando conhecemos de fato o movimento, não há como não amá-lo, não há como não querer mergulhar em águas cada vez mais profundas. Cada preciosidade de registro deixada por pessoas que tanto amaram o movimento, tanto se empenharam em solidificá-lo é para de fato, nos formarmos e nos informarmos cada dia mais e mantermos vivos em nós, quem tanto nos deu, tanto nos presentou.

    Em um dos vídeos "Oração Liderança e SCE", Dona Nancy ressalta a importância da oração individual e a grande transformação que é a oração conjugal, na qual conseguimos buscar luz para o casal junto a Deus. "É no cotidiano que Deus nos espera” (Dona Nancy), é fazer do nosso cotidiano uma verdadeira oração. E é na simplicidade do casal que Deus nos abraça fraternalmente.

    "Uma equipe é o que a sua liderança e o seu Conselheiro for" (Dona Nancy). Uma liderança de casais, que dedica sua missão com amor consegue incentivar os demais casais a vivenciar o amor à equipe e ao movimento e o conselheiro espiritual está ali "como um guia para aquele grupo de casais pra sua vida espiritual" (Dona Nancy), contribui para solidificar a base e todo o alicerce da equipe, é um instrumento de Deus na vida dos casais equipistas. Valorizem seus conselheiros!

    No vídeo "Equipes fortes e medíocres", podemos resumir em “Casais fortes, Equipe Forte Casais medíocres, Equipe Medíocre”. A reunião de equipe é uma ótima oportunidade para perceber quais equipes são fortes ou medíocres. Durante a partilha dos PCEs é possível observar casais que realmente se esforçam para cumprir o que o movimento propõe e se em suas orações é possível observar a intensidade da intimidade com Deus, é um indício de que esses são casais fortes. Isso porque o momento da partilha não pode ser uma competição de desculpas. A cada reunião devemos sair convictos da importância de cumprir com amor a vontade de Deus em nossa vida.

    No vídeo “Espiritualidade Conjugal” segundo dona Nancy, “a Espiritualidade Conjugal é a arte de viver num estado de casamento toda uma vida cristã segundo os desígnios de Deus”. “É a arte dos casais expressarem aquilo que está na alma, seus desejos, anseios, sua concepção de vida e todo seu amor e maneira de vive-los”.

    E como vivenciar está Espiritualidade Conjugal? “É algo que se constrói ao longo de toda vida, é como um pintor que faz primeiro um esboço de sua obra, depois alguns retoques e assim corrige aqui ou ali e modifica alguma coisa e assim a cada dia ele vai construindo a sua obra”. “A Espiritualidade Conjugal, começa no dia do nosso casamento e dura o resto da vida ela está sendo construída é preciso se adaptar no dia-a-dia é uma descoberta mútua, ser aceito um pelo outro, é o esforço continuo de ir se modificando, de melhorando e transformando aquele relacionamento a dois”. “É algo que nós construímos para além da morte”.

    “A carta mensal é um órgão imprescindível para o movimento, nosso traço de união entre todas as equipes”. “É um instrumento de ligação muito grande, onde temos informações sobre as dificuldades e conquistas de outras equipes; ela nos traz formações religiosas e também nos traz testemunhos importantes do que acontece neste mundo a fora. É algo que tem que ser recebido com muito carinho”. (Dona Nancy).

    Trouxemos aqui fragmentos dos vídeos, mas procurem assistir na íntegra, são curtinhos e lotados de amor e inspiração para que vivamos ainda mais em busca da espiritualidade conjugal.

    E encerramos este texto com uma frase bastante significativa de Dona Nancy:

   "O que eu poderia desejar a todos os casais de equipe é que eles valorizassem muito os seus cotidianos e que a sua vida fosse uma sucessão de cotidianos santificados e santificadores"

Clique aqui para ver o o acervo completo da Dona Nancy! 

Material auxiliar para escrever este texto:  

DIFICULDADES INICIAIS E CRISES

IMPORTÂNCIA DA CARTA MENSAL


ENS BOM PARTO – SETOR SANTO ANDRÉ - B