Testemunho da Oração Conjugal - Casal Luana e Rodrigo
A oração conjugal sempre fez parte do nosso matrimonio, mesmo antes de conhecermos o movimento e a riqueza deste PCE, realizávamos nossa oração a dois todos os dias antes de dormir, um de frente para o outro, desde o início do nosso matrimonio. Quando conhecemos o movimento e a sua pedagogia nos surpreendemos e nos alegramos em saber que teríamos a oportunidade de viver esta realidade da oração conjugal com ainda mais proposito.
No começo a prática deste PCE parecia fácil e muito clara de ser realizada, todos os dias, praticamente no mesmo horário, antes de dormir, em nossa cama, parecia nem ser um “esforço”. Porém percebemos que o passar do tempo, a rotina, o hábito, tudo isso pode se tornar uma oportunidade para deixarmos de fazê-lo ou não fazer com tanto entusiasmo. Optamos em alguns momentos, ao perceber a necessidade, diversificar a forma como vivenciávamos este PCE, passamos a incluir a leitura de um livro da bíblia, em que todos os dias liamos juntos e meditávamos sobre ele um trecho, o que nos marcou profundamente foi o livro de Tobias.
Era sempre muito agradável e simples de realizar este PCE, com a primeira gravidez da nossa linda e amada filha Maria Clara que habita o céu, a oração conjugal já não era mais recorrente, devido a cansaço, problemas na gestação, excesso de trabalho, mais sempre presente, não frequente. Depois com a partida dela vivemos o momento de deserto na nossa oração, a qual cada um seguia com seu luto e Deus nos carregava no colo. Veio a pandemia, e aí passamos a ter mais frequência oracional. Em 2021, Deus nos presenteou com o nosso segundo filho Samuel, e assim com todos os desafios de uma gestação de risco, a nossa oração conjugal era viva e nos fortalecia todos os dias. Com a chegada prematura do Samuel vieram novos desafios e muitos problemas de saúde da Luana, e mesmo entre internações, e cirurgias, a nossa oração conjugal permanecia firme e forte sempre representando o nosso elo com Deus. Em 2024 recebemos a nossa terceira benção o nosso filho Lorenzo, este gerado em nossos corações que veio para completar a nossa família, novos desafios, adaptações e em meio a tanta graça e novidade percebemos que deixamos a nossa oração conjugal se esfriar. Hoje seguimos buscando realizar este PCE diariamente, mas algumas vezes falhamos. Mas o que experimentamos desde o primeiro dia de matrimonio ao qual realizávamos sem saber que era um PCE de um movimento, é que a oração conjugal sempre foi a nossa ligação com Deus no seio do nosso altar matrimonial, pois sabemos que ali Deus nos acolhe e acolhe a todos por quem oramos e nos fortalece para seguirmos firmes na nossa caminhada matrimonial.
Luana e Rodrigo
ENS Imaculada Conceição
