Testemunho a Oração Conjugal - ENS Imaculada Conceição

Testemunho da Oração Conjugal - Casal Luana e Rodrigo


A oração conjugal sempre fez parte do nosso matrimonio, mesmo antes de conhecermos o movimento e a riqueza deste PCE, realizávamos nossa oração a dois todos os dias antes de dormir, um de frente para o outro, desde o início do nosso matrimonio. Quando conhecemos o movimento e a sua pedagogia nos surpreendemos e nos alegramos em saber que teríamos a oportunidade de viver esta realidade da oração conjugal com ainda mais proposito.



No começo a prática deste PCE parecia fácil e muito clara de ser realizada, todos os dias, praticamente no mesmo horário, antes de dormir, em nossa cama, parecia nem ser um “esforço”. Porém percebemos que o passar do tempo, a rotina, o hábito, tudo isso pode se tornar uma oportunidade para deixarmos de fazê-lo ou não fazer com tanto entusiasmo. Optamos em alguns momentos, ao perceber a necessidade, diversificar a forma como vivenciávamos este PCE, passamos a incluir a leitura de um livro da bíblia, em que todos os dias liamos juntos e meditávamos sobre ele um trecho, o que nos marcou profundamente foi o livro de Tobias. 

Era sempre muito agradável e simples de realizar este PCE, com a primeira gravidez da nossa linda e amada filha Maria Clara que habita o céu, a oração conjugal já não era mais recorrente, devido a cansaço, problemas na gestação, excesso de trabalho, mais sempre presente, não frequente. Depois com a partida dela vivemos o momento de deserto na nossa oração, a qual cada um seguia com seu luto e Deus nos carregava no colo. Veio a pandemia, e aí passamos a ter mais frequência oracional. Em 2021, Deus nos presenteou com o nosso segundo filho Samuel, e assim com todos os desafios de uma gestação de risco, a nossa oração conjugal era viva e nos fortalecia todos os dias. Com a chegada prematura do Samuel vieram novos desafios e muitos problemas de saúde da Luana, e mesmo entre internações, e cirurgias, a nossa oração conjugal permanecia firme e forte sempre representando o nosso elo com Deus. Em 2024 recebemos a nossa terceira benção o nosso filho Lorenzo, este gerado em nossos corações que veio para completar a nossa família, novos desafios, adaptações e em meio a tanta graça e novidade percebemos que deixamos a nossa oração conjugal se esfriar. Hoje seguimos buscando realizar este PCE diariamente, mas algumas vezes falhamos. Mas o que experimentamos desde o primeiro dia de matrimonio ao qual realizávamos sem saber que era um PCE de um movimento, é que a oração conjugal sempre foi a nossa ligação com Deus no seio do nosso altar matrimonial, pois sabemos que ali Deus nos acolhe e acolhe a todos por quem oramos e nos fortalece para seguirmos firmes na nossa caminhada matrimonial.


Luana e Rodrigo

ENS Imaculada Conceição




Testemunho a Oração Conjugal - ENS Guadalupe

Testemunho – Nossa Experiência com a Oração Conjugal

Queremos partilhar um pouco da nossa caminhada como casal e, em especial, sobre a nossa experiência com a oração conjugal.

Durante muito tempo, nossa oração em casal esteve desordenada. Sempre encontrávamos desculpas, apontávamos culpados e acabávamos deixando de lado esse momento essencial da nossa vida matrimonial.

Neste ano, Deus permitiu que vivêssemos uma grande provação, ficamos seis meses separados fisicamente, quando o Mauro recebeu a oportunidade de enfrentar novos desafios em outro país. No início, pensei que essa distância aumentaria ainda mais nossas falhas, mas aconteceu justamente o contrário, fomos transformados.

Com a graça de Deus, com o SIM do nosso movimento e à nossa equipe de base Guadalupe, e principalmente com o acompanhamento e bênção do nosso conselheiro espiritual Marcos Vinicius, permanecemos firmes no propósito de sermos um casal santo. Descobrimos que, mesmo longe, poderíamos estar profundamente unidos.

Criamos o hábito de orar juntos todas as manhãs, seja por áudio ou por vídeo. Escutávamos a Palavra de Deus, meditávamos, partilhávamos nossas angústias e preocupações, e, assim, fomos atravessando as provações. Não foi fácil cada um carregava suas dificuldades pessoais, mas buscávamos ser fortes um pelo outro.

Lembro-me de quando passei muito mal do estômago e quase fui internada. O desespero tomou conta de mim e do Mauro, que, distante, não podia fazer nada. Porém, ele procurou um pastor da região onde estava e pediu oração por mim. Esse gesto me mostrou, mais uma vez, a força que nasce da fé partilhada.

Também enfrentamos grandes desafios com nosso filho Matheus, que teve sua rotina toda desorganizada, chegando a trocar o dia pela noite. Quase o perdemos nesse processo, mas o poder da oração conjugal nos sustentou. Um dia, ele mesmo nos enviou uma mensagem pedindo ajuda, reconhecendo que aquela situação não lhe fazia bem. Em oração, encontramos a coragem de mudar e reordenar sua vida e Deus nos deu a vitória.

Hoje, reconhecemos que ainda estamos longe de sermos um casal perfeito, pais ideais ou pessoas totalmente compreensivas. Mas a cada manhã agradecemos a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de recomeçar.

Mauro voltou e está se readaptando, trazendo na bagagem não só experiências de viver em outro país, mas também a certeza de que somos mais fortes do que antes. É verdade que muitas vezes sentimos frustrações, como se tivéssemos “voltado para trás”, mas entendemos que tudo isso faz parte do projeto de vida que Deus nos confiou.

Por isso, neste ano, assumimos como propósito de nossa regra de vida a oração conjugal, certos de que é nela que encontramos força para continuar nossa caminhada, principalmente vivendo um nodo desafio com a Experiência Comunitária que iniciamos também com seis casais e que sejamos capazes de finalizar com o SIM de todos.

Graças a Deus, saímos dessa experiência mais unidos, mais conscientes e com a certeza de que, sustentados pela oração, podemos vencer qualquer desafio. Amem que assim seja!

                                                                                                                                  Casal Alcione e Mauro
                                                                                                                                            ENS Guadalupe