Matéria do Mês - ENS Imaculada Conceição

HISTÓRIA DA EQUIPE - IMACULADA CONCEIÇÃO

 Nossos casais: Margarete e Jesus - atual CR, Rosalva e Tofic - primeiro CR, Douglas e Adriana, Daniele e Elwer, Luana e Rodrigo, Priscilla e Marcio.
 Nossa equipe iniciou suas atividades em 24 de setembro de 2014 a partir de um convite a vários casais de paróquias da cidade de Mauá. Éramos um grupo bem numeroso na época, e nossos primeiros encontros foram na Paróquia Imaculada Conceição.
O fruto destes encontros foi a formação de dois grupos. O nosso grupo foi pilotado, já em 2015, pelo casal Ruy e Benita. Cabe salientar que é um casal dedicado ao Movimento, e que nos mostrou todo o processo de como nos tornarmos equipistas.
Neste período de formação da equipe passamos por muitos desafios e desistências de casais logo no começo do segundo livro da trilogia, bem como a dificuldade de encontrar um sacerdote para assumir o papel de conselheiro espiritual.
Em 2016, no entanto, passamos a ser acompanhados pelo Diácono Francisco, que muito contribuiu para nossa união e crescimento.
Apesar de estarmos com apenas quatro casais - número inferior ao que é necessário para ser uma equipe - foi possível obter um fortalecimento entre os casais, e uma dedicação favorável a este projeto de busca por uma sólida espiritualidade conjugal.
Em 2017, iniciamos nossos trabalhos com o Diácono Camilo Gonçalves Lima, que em breve será ordenado padre. Cabe também lembrar que nossa equipe a partir deste mês de março contará com mais dois casais: Rodrigo e Luana, Marcio e Priscila.  
Esta alegria nos coloca em sintonia com as demais equipes, pois agora temos o número de casais que corresponde ao exigido pelo movimento. 
O nome de nossa equipe foi escolhido por dois motivos: por devoção a Maria Imaculada e por causa de nossa Matriz, local onde iniciamos nossa caminhada espiritual.

“A história do título de Nossa Senhora Imaculada Conceição refere-se ao dogma em que a Igreja declarou que a “Virgem Maria foi preservada de toda mancha de pecado original, por causa do especialíssimo privilégio de graça do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador do gênero humano”, ou seja, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus.
Por isso, nós podemos recorrer a Maria com toda a confiança, justamente porque ela é Imaculada, sem mancha, sem pecado, sem impurezas. Ela é cheia, plena, repleta da graça de Deus e, por isso, pode ouvir nossos pedidos e súplicas e apresentá-los ao Pai, diante de quem ela está no céu. Nossa mãe celestial é pura, santa, sem pecado e nos ama com um amor puro, santo e divino. Assim, com esta confiança, recorramos a ela sempre, pois ela intercede por nós.”
¹CIPOLLINI, Pedro Carlos. O dogma da Imaculada Conceição, in Revista de Cultura Teológica (PUC – Campinas) – Abr/jun 2005 – v.13 n.51, p. 61.

ORAÇÃO A IMACULADA CONCEIÇÃO

" Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós."