História ENS Esperança


EQUIPE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Nossa equipe começou a se formar em 2001, quando fomos convidados para fazer uma Experiência Comunitária e nosso primeiro encontro foi no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. Naquele dia foi feito um convite para que pudéssemos conhecer melhor o Movimento e tivemos como primeiros interlocutores, o casal Vera e Clovis e Zilda e Wagner que também nos dirigiram algumas palavras e depois ficamos sabendo que eles iriam nos acompanhar neste primeiro ano de Experiência Comunitária. Daqueles primeiros casais sobrou somente a Beti e Reinaldo e no ano seguinte, iniciou a nossa Pilotagem, aí já contando com um novo casal Lúcia e Francisco que não tinham participado da Experiência. Fomos pilotados pelo querido casal Margarete e Eder, que, dando continuidade a dedicação do casal Zilda e Wagner, foram nos preparando para sermos uma equipe.  Durante o inicio desta formação, a equipe foi batizada de Nossa Senhora da Esperança e quem primeiro nos acompanhou e inclusive fez a Pilotagem conosco foi o Padre Joãozinho, que permaneceu na equipe por 8 anos. Já passaram por esta equipe e hoje não estão mais, 12 casais e 3 SCE. No momento é o Padre Miguel, que nos acompanha há 3 anos.
Nossa equipe surgiu de casais oriundos de vários lugares e nenhum ligado exclusivamente a uma paróquia e assim foi com quase a maioria dos casais que integraram e integram a nossa equipe, com raras exceções. Como equipe tivemos que superar problemas materiais, espirituais e também de doenças. Nestes momentos a equipe se mostrou forte e unida e não faltou esforço de todos para que se pudessem superar estes momentos difíceis, tornando inclusive a equipe mais forte e alinhada com a mística do Movimento, que é a de ajuda mútua.

Nestes anos todos de existência muitas coisas aconteceram, mas como destaque podemos listar o nascimento de 11 crianças; um casal com mais de 25 anos de caminhada no Rio de Janeiro que veio integrar nossa equipe a partir de 2014; outro que veio de Limeira, também com muitos anos de caminhada que participou conosco por uns 2 anos e depois foi para os Estados Unidos por motivos profissionais; a nossa participação na vigília em SBC às 3 hs da manhã, por ocasião dos 55 anos do Movimento no Brasil, onde levamos inclusive colchão para a filha de um casal poder dormir e tivemos a participação de Dona Nancy Moncau, que na ocasião estava fazendo a divulgação do Movimento das Equipes da Nossa Esperança (destinado às viúvas e viúvos do nosso movimento); nossa participação nas Ordenações Diaconal e Presbiteral, benção das vestes, etc dos nossos SCE, padre Joãozinho, padre Rinaldo e padre Miguel e também a participação de casais no Encontro Internacional de Brasília e no Encontro Nacional de Aparecida.