Vocação do SCE Pe. Julio


RELATO DO CHAMADO A VOCAÇÃO DO SCE Pe. JULIO

Eu Padre Júlio César Caetano da Silva, nasci no dia 24 de outubro de 1981 em Pará de Minas/MG. Tendo como pai, João Batista Caetano e mãe Maria da Conceição Caetano da Silva, (In memoriam). Somos em seis filhos, sendo duas mulheres e quatro homens, sou o quinto filho desta família. Vivi durante toda a minha infância e também uma parte da minha juventude numa Zona Rural de Bom Jesus do Oeste/MG, onde trabalhei desde muito cedo com meu pai e irmãos. Minha querida mãe, sempre muito religiosa, ensinou desde muito cedo o caminho da Igreja para todos nós e apesar de vivermos distante da Igreja, sempre me levava.
Influenciado pela minha mãe, sempre tive um amor enorme pela Igreja Católica  e por isso desde os 10 anos de idade já dizia que queria ser Padre. Foi aí então que aos 15 anos resolvi dar início ao meu acompanhamento vocacional nos Salesianos e aos 18 anos ingressei na Congregação dos Salesianos na cidade de Belo Horizonte/MG.
Ali morei por 2 anos e foi quando conheci a Congregação Religiosa dos Filhos da Caridade e de modo especial o Pe. Alfredinho que sempre visitava nossa Igreja em Bom Jesus do Oeste.
Bom, não pensei duas vezes e aceitei o convite dos Filhos da Caridade e vim pra Santo André onde iniciei os estudos acadêmicos. No ano de 2004 fui pra o noviciado no México onde fiquei por 1 ano e depois fui pra Colômbia por mais 1 ano. Retornando para Santo André terminei os estudos acadêmicos. Em 31 de Janeiro de 2009 fiz meus votos perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência, e neste mesmo ano dia 2 de Maio fui ordenado Diácono. Passei todo meu diaconato trabalhando na Paróquia Nossa Senhora do Rosário na Vila Luzita, até que no dia 31 de Julho de 2010 fui ordenado Presbítero em Limas de Igaratinga, MG por Dom Tarciso até então Bispo da Diocese de Divinópolis/MG. Retornando para Santo André, fiquei na Paróquia Nossa Senhora do Rosário por mais dois anos. Neste período recebi o convite para ingressar nas Equipes de Nossa Senhora, foi quando conheci os casais da ENS do Amor Divino que me acompanharam durante a pilotagem, equipe na qual passei a fazer parte como Sacerdote Conselheiro Espiritual.
Depois fui transferido para Paróquia São Geraldo Magela onde me encontro até hoje.
Esse ano de 2018 fui eleito para assumir a casa de formação dos novos seminaristas da Congregação dos Filhos da Caridade e a minha caminhada continua, sempre guiado por Deus e Nossa Senhora do Amor Divino.